A música Years of Solitude

domingo, 1 de maio de 2011

História

Conta-se uma história, de um caixeiro viajante (vendedor ambulante) que não conhecia os costumes do interior do Rio Grande do Sul. E, em suas andanças pelos pagos mais distantes, ao anoitecer pedia hospedagem em alguma fazenda. Certa vez pediu pouso em uma fazenda muito distante, lá na fronteira. Ao chegar, foi recebido por um peão da tal fazenda, que lhe disse ser necessário que fosse consultar seu patrão sobre a permissão do pernoite.
Foi até a casa grande falar com o patrão. Consultado sobre a permissão o dono da fazendo falou do seguinte modo: _Cuide muito bem de nosso hóspede, leve-o até a estalagem da peonada ofereça-lhe um banho quente roupas limpas e depois, o mate.
O caixeiro viajante ao ouvir essas palavras fugiu apavorado e nunca mais ninguém o viu por aqueles lados do Rio Grande do Sul.
O que o personagem de tal episódio não saiba era que, por aqueles lados da fronteira, a palavra “mate” significa chimarrão, e o que ele pensou é que o fazendeiro havia dado ordem a seu peão para que o matasse e não que a ordem era de, simplesmente, lhe oferecer um bom chimarrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário