A música Years of Solitude

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A poesia

A poesia é um jogo de palavras, precisa contemplar o mundo da criança, ler, decorar, declamar, cantar. Tem rimas, ritmo, imaginação. Poesia para mim é forma e conteúdo. Poesia é brincar com as palavras,pois como os escritores colocam sobre a força da palavra. A palavra poética toca o emocional do indivíduo. Por isso é de vital importância o estudo da poesia desde os primeiros anos de escolaridade da criança. A poesia de forma lúdica e prazerosa, onde o ser humano tira dela só prazer e encantamento.
A poesia deve ser trabalhada em todas as idades, pois é um dos meios mais eficazes para o desenvolvimento das percepções sensoriais da criança e adolescentes. A interação com a poesia é uma das responsáveis pelo desenvolvimento pleno da capacidade lingüística conotativa, contribuindo para o refinamento da sensibilidade para assim facilitar a compreender si próprio e o mundo.
Os educadores precisam se conscientizar da necessidade de começar a trabalhar com poesia na sala de aula ou fora dela, desde as series iniciais, pois o aluno só cria hábito e gosto pela poesia se for iniciada desde muito cedo a ter contato com esse tipo de leitura. Percebe-se que a poesia é encantadora, quando lida com amor e compreendida com clareza. É maravilhoso ver como a poesia trabalha com a criatividade da criança. Mas penso que para trabalhar com a poesia em sala de aula é preciso nos sentirmos preparados para podermos passar ao aluno com firmeza o encantamento que é a poesia.
A poesia é lida, criada, reinventada, é brincar com palavras......
por isto o professor ou faz isto ou aquilo como diz Cecilia Meirelles em seu poema....

Ou Isto Ou Aquilo (Cecília Meireles)

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!


Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!


Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.


É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!


Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.


Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!


Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.


Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

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